quarta-feira, 29 de agosto de 2007

A regeneração humana

Muito embora a Sociedade Teosófica tenha três objetivos, efetivamente ela possui apenas um único propósito: elevar a humanidade do ponto de vista moral e espiritual. Isso não é idêntico ao que a maioria das pessoas chama de progresso.

Porém a regeneração moral e espiritual será a força mais atuante até mesmo para produzir progresso material Em toda parte vemos esforços que são retardados em virtude do egoísmo, das tensões e da indiferença.

Portanto, o progresso terá de girar em torno de uma nova perspectiva, de novas atitudes. Os objetivos da Sociedade não podem deixar de estar relacionados entre si, pois todos estão vinculados à questão do progresso humano e da perfeição, da regeneração.

Fraternidade universal, a consecução de uma mente na qual não há qualquer preconceito, nenhuma barreira contra o que quer que seja, é regeneração, porque tal consciência é em tudo diferente da consciência comum. Conforme já mencionado, ela tem uma qualidade religiosa. A compreensão da indivisibilidade da existência é a meta da verdadeira religião. H.P.B. nos diz que a religião per se é aquilo que une os homens e os seres em um todo; não é algo que divide. Assim, a experiência da unidade é uma experiência religiosa, uma nova forma de percepção, uma nova qualidade da mente.

Extraído do livro A Regeneração Humana, de Radha Burnier, Ed. Teosófica.

Nenhum comentário: