quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Afiliação

Temos muita satisfação de saber do seu interesse na Sociedade Teosófica ajudando-nos, assim, a manter acesa a chama da Sabedoria Divina neste mundo. O número de trabalhadores por esta causa é muito reduzido em nosso país e em todo o mundo, sendo, por conseguinte, de grande valia o reforço que sua adesão representa.

É oportuno enfatizar, no entanto, que a S.T. intenta formar um núcleo da Fraternidade Universal, significando dizer que as pessoas que se aproximam desse ideal devem ser cooperativas e estar plenamente conscientes dos objetivos desta Sociedade e do significado de ser um teósofo ou teósofa. Nesse sentido lembramos quais são esses objetivos:

1) Formar um núcleo da Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor;
2) Encorajar o estudo da Religião Comparada, Filosofia e Ciência; e
3) Investigar as leis inexplicadas da Natureza e os poderes latentes no homem.


O QUE É A SOCIEDADE TEOSÓFICA?

A S.T. é composta de estudantes pertencentes a qualquer religião do mundo, ou a nenhuma, unidos pela sua aprovação dos objetivos já referidos, pelo seu desejo de remover os antagonismos religiosos ou de qualquer outra chance e de unir os homens de boa vontade quaisquer que sejam as suas opiniões religiosas, bem como de estudar as verdades apresentadas pelas religiões, e de compartilhar os resultados de seus estudos com outros. O seu elo de união não é a profissão de uma crença comum, mas a busca e a aspiração comum em relação à Verdade como um prêmio a ser conquistado, não como um dogma a ser imposto por autoridade. Consideram a crença como resultado do estudo individual e da intuição e não o seu antecedente e deve basear-se no conhecimento e não na imposição. Estendem eles a sua tolerância mesmo aos intolerantes, não como um privilégio concedido, mas como um dever que põem em prática. Buscam remover a ignorância em lugar de puni-la. Vêem cada religião como uma expressão da Sabedoria Divina e preferem o seu estudo à sua condenação e sua prática de proselitismo.


O QUE É TEOSOFIA?

Teosofia ou Sabedoria Divina é o corpo de verdades que forma a base de todas as religiões e não pode ser reivindicado como posse exclusiva de nenhuma. Oferece ela uma filosofia que torna a vida inteligível, demonstrando que a justiça e o amor guiam a evolução. Coloca a morte em seu legítimo lugar como um incidente periódico numa vida infinita, abrindo a porta para uma existência mais plena e radiante. A teosofia restaura para o mundo a Ciência do Espírito, ensinando o homem a conhecer a si mesmo como espírito e a mente e os corpos como seus instrumentos. Ela ilumina e amplia o entendimento das escrituras e doutrinas das religiões. Os membros da S.T. estudam essas verdades e os teósofos esforçam-se por vivê-las. Qualquer um que esteja disposto a estudar, a ser tolerante, a ter aspirações elevadas e trabalhar perseverantemente, é bem vindo como membro e cabe ao membro tornar-se um verdadeiro teósofo.


COMO INGRESSAR NA SOCIEDADE TEOSÓFICA?

O candidato ao ingresso na S.T. deverá filiar-se a uma de suas Lojas ou grupos de Estudo Teosófico (GETs), podendo, então, freqüentar livremente os trabalhos e reuniões de todas as outras Lojas em qualquer parte do mundo. O membro ativo poderá também freqüentar reuniões provativas, onde terá oportunidade de aprofundar-se nas genuínas doutrinas da Filosofia Esotérica e participar de um grupo de afinidade e solidariedade mútuas. Ademais, os membros têm direito de votar e serem votados para os cargos das Lojas e GETs e da Sociedade; de assistir a quaisquer palestras, conferências e cursos, usufruindo de descontos normalmente concedidos aos membros; bem como de consultar os livros da biblioteca.

Por outro lado, os membros comprometem-se a respeitar os princípios da Fraternidade, atender aos compromissos assumidos, esforçar-se por seu aperfeiçoamento individual e colaborar nos serviços da Sociedade. Todos os associados devem contribuir, na medida de suas possibilidades, com uma mensalidade para a Loja ou GET e uma anuidade para a Seção Nacional, destinada à manutenção de suas sedes e custeio de suas atividades.

Uma vez confirmada a convicção de que você realmente deseja abraçar os ideais da S.T., deve dirigir-se a qualquer membro de uma das Lojas ou GETs, para solicitar e preencher o formulário de inscrição. Posteriormente receberá um diploma que o consagrará formalmente como membro da S.T., o qual simboliza nosso desejo de que o novo companheiro irá manter e defender os princípios fundamentais da Sociedade e agir de acordo com os mesmos, exercendo também destemidamente seu próprio direito de liberdade de pensamento e de expressão, dentro dos limites da cortesia e da consideração para com os demais.

Nenhum comentário: