sábado, 25 de agosto de 2007

A vida espiritual


Nenhuma circunstância pode jamais favorecer ou frustrar o desenvolvimento da vida espiritual.

A Espiritualidade não depende do meio; depende da atitude da pessoa em relação à vida.

Toda a dor que eu sofri em um corpo foi uma força que exerci no seguinte. Você cresce, não por aquilo que ganha de frutos externos, mas pelo desabrochar interior necessário ao êxito na luta.

Quando os objetos do mundo passam a ter um pouco menos de valor, então terá chegado o momento de procurar nova motivação, a motivação para ação na vida espiritual.

Se o corpo for o seu mestre, toda semana e mês perderá o dinheiro que deveria reter a fim de ganhar mais. Assim terá de dominar o corpo, ensinar-lhe a enfrentar dificuldades. Somente a força de vontade poderá êxito em uma luta dessa natureza. A alma cresce e torna-se poderosa no esforço de realização. Uma mudança em seu objetivo - isto é tudo.

Cada um de vocês é um escultor. Mantenha sempre em seu coração o ideal que deseja realizar, sinta a divindade aprisionada que você tem o privilégio de poder libertar, elimine a pedra inútil e liberte a magnífica estátua, na verdade um ser humano à imagem de Deus, com o macete da vontade e do pensamento.

Uma das dificuldades mais aflitivas, surge do fluxo e do refluxo de seus sentimentos: em uma ocasião estão vividamente despertos, em outra, estão deprimidos, quietos; ora estão alegres, ora mórbidos; ora têm aspiração, depois encontram-se apáticos. E o pior é que são incapazes de atribuir esses efeitos a causas definidas; eles "vem e vão, impermanentes" e são tão pouco previsíveis quanto os ventos do verão.

O método da vida espiritual é tudo aquilo que possibilita a vida expressar-se, na realidade, como É em essência. Quando finalmente descobrirem o que estão realizando, os seres humanos deixarão de ser os agentes principais da miséria no mundo.

Extraído do livro A Vida Espiritual, de Annie Besant – Ed. Teosófica

Nenhum comentário: