terça-feira, 22 de novembro de 2011

As Cartas dos Mahatmas



Muitos dos principais ensinamentos da Teosofia são encontrados nas cartas escritas por dois Mestres de Sabedoria, dirigidas a um dos primeiros e mais destacados membros da Sociedade Teosófica: Alfred P. Sinnett, editor de um jornal inglês na Índia. Estas cartas estiveram por muitos anos sob a guarda do Museu Britânico de Londres e hoje fazem parte do acervo da Biblioteca Britânica, sendo extremamente significativas para os teosofistas por dois motivos: primeiro, por seu conteúdo metafísico e filosófico; segundo, pelos métodos extraordinários utilizados na sua produção.

Este vídeo mostra um panorama histórico das Cartas dos Mahatmas, discute os aspectos fenomênicos da sua produção e comenta o consequente impacto para a Sociedade Teosófica. O DVD completo é um remake do programa de 1989 do mesmo título, com 36 minutos de duração, incluindo novos gráficos e imagens atualizadas de Ed Abdill, Ianthe Hoskins, Joy Mills e Radha Burnier.

Este preview legendado em português foi utilizado pelos irmãos Hilda Garcia e Roberto C. Paula como material de estudo em Loja realizado em 22 de novembro de 2011.

"Nenhum Teósofo, do menos instruído ao mais culto, deve pretender a infalibilidade no que possa dizer ou escrever sobre questões ocultas" (Helena P. Blavatsky, DS, I, pg. 208). A esse propósito, o Conselho Mundial da Sociedade Teosófica é incisivo: "Nenhum escritor ou instrutor, a partir de H.P. Blavatsky tem qualquer autoridade para impor seus ensinamentos ou suas opiniões sobre os associados. Cada membro tem igual direito de seguir qualquer escola de pensamento, mas não tem o direito de forçar qualquer outro membro a tal escolha" (Trecho da Resolução aprovada pelo Conselho Geral da Sociedade Teosófica em 23.12.1924 e modificada em 25.12.1996.

Nenhum comentário: