quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Afiliação


Temos muita satisfação de saber do seu interesse na Sociedade Teosófica ajudando-nos, assim, a manter acesa a chama da Sabedoria Divina neste mundo. O número de trabalhadores por esta causa é muito reduzido em nosso país e em todo o mundo, sendo, por conseguinte, de grande valia o reforço que sua adesão representa.


É oportuno enfatizar, no entanto, que a S.T. intenta formar um núcleo da Fraternidade Universal, significando dizer que as pessoas que se aproximam desse ideal devem ser cooperativas e estar plenamente conscientes dos objetivos desta Sociedade e do significado de ser um teósofo ou teósofa. Nesse sentido lembramos quais são esses objetivos:

1) Formar um núcleo da Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor;
2) Encorajar o estudo da Religião Comparada, Filosofia e Ciência; e
3) Investigar as leis inexplicadas da Natureza e os poderes latentes no homem.


O QUE É A SOCIEDADE TEOSÓFICA?

A S.T. é composta de estudantes pertencentes a qualquer religião do mundo, ou a nenhuma, unidos pela sua aprovação dos objetivos já referidos, pelo seu desejo de remover os antagonismos religiosos ou de qualquer outra chance e de unir os homens de boa vontade quaisquer que sejam as suas opiniões religiosas, bem como de estudar as verdades apresentadas pelas religiões, e de compartilhar os resultados de seus estudos com outros. O seu elo de união não é a profissão de uma crença comum, mas a busca e a aspiração comum em relação à Verdade como um prêmio a ser conquistado, não como um dogma a ser imposto por autoridade. Consideram a crença como resultado do estudo individual e da intuição e não o seu antecedente e deve basear-se no conhecimento e não na imposição. Estendem eles a sua tolerância mesmo aos intolerantes, não como um privilégio concedido, mas como um dever que põem em prática. Buscam remover a ignorância em lugar de puni-la. Vêem cada religião como uma expressão da Sabedoria Divina e preferem o seu estudo à sua condenação e sua prática de proselitismo.


O QUE É TEOSOFIA?

Teosofia ou Sabedoria Divina é o corpo de verdades que forma a base de todas as religiões e não pode ser reivindicado como posse exclusiva de nenhuma. Oferece ela uma filosofia que torna a vida inteligível, demonstrando que a justiça e o amor guiam a evolução. Coloca a morte em seu legítimo lugar como um incidente periódico numa vida infinita, abrindo a porta para uma existência mais plena e radiante. A teosofia restaura para o mundo a Ciência do Espírito, ensinando o homem a conhecer a si mesmo como espírito e a mente e os corpos como seus instrumentos. Ela ilumina e amplia o entendimento das escrituras e doutrinas das religiões. Os membros da S.T. estudam essas verdades e os teósofos esforçam-se por vivê-las. Qualquer um que esteja disposto a estudar, a ser tolerante, a ter aspirações elevadas e trabalhar perseverantemente, é bem vindo como membro e cabe ao membro tornar-se um verdadeiro teósofo.


COMO INGRESSAR NA SOCIEDADE TEOSÓFICA?

O candidato ao ingresso na S.T. deverá filiar-se a uma de suas Lojas ou grupos de Estudo Teosófico (GETs), podendo, então, freqüentar livremente os trabalhos e reuniões de todas as outras Lojas em qualquer parte do mundo. O membro ativo poderá também freqüentar reuniões provativas, onde terá oportunidade de aprofundar-se nas genuínas doutrinas da Filosofia Esotérica e participar de um grupo de afinidade e solidariedade mútuas. Ademais, os membros têm direito de votar e serem votados para os cargos das Lojas e GETs e da Sociedade; de assistir a quaisquer palestras, conferências e cursos, usufruindo de descontos normalmente concedidos aos membros; bem como de consultar os livros da biblioteca.

Por outro lado, os membros comprometem-se a respeitar os princípios da Fraternidade, atender aos compromissos assumidos, esforçar-se por seu aperfeiçoamento individual e colaborar nos serviços da Sociedade. Todos os associados devem contribuir, na medida de suas possibilidades, com uma mensalidade para a Loja ou GET e uma anuidade para a Seção Nacional, destinada à manutenção de suas sedes e custeio de suas atividades.

Uma vez confirmada a convicção de que você realmente deseja abraçar os ideais da S.T., deve dirigir-se a qualquer membro de uma das Lojas ou GETs, para solicitar e preencher o formulário de inscrição. Posteriormente receberá um diploma que o consagrará formalmente como membro da S.T., o qual simboliza nosso desejo de que o novo companheiro irá manter e defender os princípios fundamentais da Sociedade e agir de acordo com os mesmos, exercendo também destemidamente seu próprio direito de liberdade de pensamento e de expressão, dentro dos limites da cortesia e da consideração para com os demais.

"Nenhum Teósofo, do menos instruído ao mais culto, deve pretender a infalibilidade no que possa dizer ou escrever sobre questões ocultas" (Helena P. Blavatsky, DS, I, pg. 208). A esse propósito, o Conselho Mundial da Sociedade Teosófica é incisivo: "Nenhum escritor ou instrutor, a partir de H.P. Blavatsky tem qualquer autoridade para impor seus ensinamentos ou suas opiniões sobre os associados. Cada membro tem igual direito de seguir qualquer escola de pensamento, mas não tem o direito de forçar qualquer outro membro a tal escolha" (Trecho da Resolução aprovada pelo Conselho Geral da Sociedade Teosófica em 23.12.1924 e modificada em 25.12.1996.

Nenhum comentário: