quarta-feira, 28 de outubro de 2009

DIÁLOGOS DA LOJA BLAVATSKY

Aproximadamente no mês de março de 1890 e depois em janeiro de 1891, a Sociedade Editora Teosófica, então localizada em Duke Street nº 7, Adelphi, Londres, publicou dois pequenos volumes sob o título Diálogos da Loja Blavatsky da Sociedade Teosófica, Parte I e II (Transactions of the Blavatsky Lodge). Também foram editados por William Quayle Judge, em Nassau Street nº 132, Nova York. Esses livros contêm diálogos sobre algumas Estâncias do primeiro volume da Doutrina Secreta, diálogos realizados durante as reuniões da Loja Blavatsky em Londres, quando HPB respondia algumas perguntas relativas aos ensinamentos da filosofia esotérica.

A Parte I refere-se às reuniões realizadas nos dias 10, 17, 24 e 31 de janeiro de 1889, em Lansdowne Road nº 17, Londres, onde foram discutidas as Estâncias I e II. A Parte II refere-se às reuniões realizadas no mesmo endereço nos dias 7, 14, 21 e 28 de fevereiro e 7 e 14 de março de 1889. Nessas reuniões ^foram discutidas as Estâncias II, III e IV. Um Apêndice que aparece sob o título "Sonhos" oferece um resumo dos ensinamentos apresentados sobre o tema em várias reuniões que precederam os Diálogos, ou seja, nos dias 20 e 27 de dezembro de 1888. Este material encontra-se no final deste volume, na sua devida ordem cronológica.

A Nota Introdutória declara que "em todos os casos as respostas estão baseadas em anotações feitas por taquigrafia e são respostas sobre a filosofia esotérica, dadas pela própria HPB”.

Numa crítica da Parte I dos Diálogos, a Revista Lúcifer (Londres, Vol.VI, abril de 1890, pp. 173-74) afirmava, entre outras coisas, que "o material é suficiente para preencher mais cinco volumes sobre o mesmo tema.” Essa afirmação pode referir-se ao material contido na Parte II, o qual, no momento da “crítica” não havia sido publicado ainda.

O que é muito mais difícil entender, porém, é o fato de que na Nota Preliminar de "ambos os volumes" ou em partes dos Diálogos diz-se que eles foram compilados "com base em notas taquigráficas feitas durante as reuniões da Loja Blavatsky da Sociedade Teosófica no período de 10 de janeiro a 20 de junho de 1889 ... "(grifo dos compiladores em inglês).

Parece, portanto, que houve reuniões similares após 14 de março de 1889, que é a data do documento da última discussão impressa. Até meados do verão de 1889, H.P.B. estava em Londres; em julho de 1889, ela fez uma viagem à França e escreveu a maior parte de "A Voz do Silêncio", em Fontainbleau. Depois foi para St. Helier, Jersey, e não voltou mais a Londres até metade de agosto. Então, é bastante provável que as reuniões da Loja Blavatsky continuaram até a sua partida para a França e eram similares àquelas incorporadas nos Diálogos já impressos.

Em novembro de 1889 - portanto, antes da publicação da Parte I dos Diálogos - George R.S. Mead, Secretário da Loja Blavatsky, publicou um "Aviso aos interessados nos Diálogos da Loja Blavatsky " (Lúcifer, Vol. V, pág.178) que dizia o seguinte:

"As discussões sobre o Primeiro Volume da Doutrina Secreta foram anotadas por um taquígrafo e são de uma natureza tão difícil que muito da sua substância é totalmente inútil, do modo como estão. O trabalho de revisar e colocar em outras palavras está em andamento - tarefa tomada para si por uma das pessoas mais atarefadas da família de Lansdowne Road nº 17. Porém, antes de impresso, ele deve ser revisado novamente e preparado, e isto não pode ser feito por qualquer pessoa senão H.P.B; portanto, devido as suas múltiplas tarefas, o trabalho só poderá progredir muito lentamente. Espera-se que o desejo dos nossos amigos seja atenuado com a explicação anterior."

É evidente que grande parte dos manuscritos mencionados por Mead consiste de material anoado durante as discussões nas reuniões de janeiro, fevereiro e início de março de 1889, posteriormente publicado como "Diálogos".

Partes I e II. Como o Aviso apareceu algum tempo depois das reuniões realizadas no final de março, em abril, maio e junho de 1889, o mais provável é que tenha tido diante de si um material pertencente a essas últimas reuniões, especialmente se lembrarmos do que é dito nas Notas Preliminares sobre os dois volumes.

Isto é reforçado de maneira substancial quando em Lúcifer, Vol. VII, 15 de outubro de 1890, pp. 165, depois do aparecimento da Parte I e antes da publicação da Parte II dos Diálogos, declara-se que a anotação dos Diálogos consiste de vinte e quatro folhas grandes de escrita comum, das quais quatro já foram publicadas . Se quatro destas páginas vieram a constituir a Parte I do Diálogos (publicada em março de 1890), com ou sem o apêndice sobre os sonhos, e se a Parte II (publicada em janeiro de 1891) era mais curta do que a Parte I, é óbvio que uma parcela considerável das vinte e quatro folhas jamais foi impressa.

Como prova adicional desse fato, devemos ter em mente a declaração direta da Sra. Alice Leighton Cleather, que numa carta escrita em Londres, em fevereiro de 1891, diz: "Eis publicada a segunda parte dos Diálogos da Loja Blavatsky, a terceira virá em breve". (The Theosophist, Vol. XII, abril, 1891, pp. 438).

Quase dois anos após a morte de HPB, os editores de Lúcifer publicaram em suas páginas um material escrito pela pena de HPB, sob o título Notas sobre o Evangelho Segundo São João (Vol. XI, nº.66, fevereiro de 1893, pp. 449-56, e Vol. XII, nº.67, março de 1893, pp. 20-30). Numa breve Nota de Introdução a esta série em duas partes, George R.S. Mead afirma que "as anotações seguintes formaram a base da discussão nas reuniões da Loja Blavatsky em outubro de 1889 .." Como essas Notas sobre o Evangelho Segundo São João citam em algum lugar a própria tradução do Pistis Sophia Gnóstico, de G.R.S. Mead, ou seja, a partir da primeira parte publicada em Lúcifer, Vol. VI, abril de 1890, e como esta revista agora faz referência a uma nota de rodapé, parece que estas Notas foram revisadas e publicadas depois de abril de 1890 , ou ainda mais provável depois da morte de HPB em maio de 1891.

A partir da data mencionada pelo G.R.S. Mead, ou seja, outubro de 1889, verifica-se que essas Notas serviram de base para discussão na Loja Blavatsky, após o retorno de H.P.B. de sua viagem à França.

Inclusive quando considerar-se o manuscrito deste material como parte das "grandes folhas normalmente escritas à mão", como já discutido anteriormente, o que não é mais provável, e quando considerar-se as várias datas a que nos referimos, pode-se ainda considerar o fato de que por uma razão ou outra, está faltando uma parte dos Diálogos, que com uma maior segurança jamais foi publicada.

Quanto à autenticidade de todo esse conjunto, citamos a continuação de um fragmento importante de uma carta escrita por William Kingsland, um dos companheiros mais próximos de H.P.B. em Londres, o Dr. Henry T. Edge, um dos seus discípulos pessoais, mais tarde, em Point Loma, na Califórnia. A carta escrita em Claremont, The Strand, Ryde, IW, é datada de 7 de outubro de 1931, e o fragmento diz o seguinte:

"[...} Uma das minhas melhores recordações é de H.P.B. presente em cada uma dessas reuniões. Os Diálogos nesse sentido foram compilados em parte como anotações das respostas; mas cada uma dessas respostas foi revisada por HPB antes de serem publicadas. Não é palavra por palavra como ela as disse naquela ocasião. De todas as maneiras é a sua resposta autêntica... "

Traduzido de H. P. BLAVATSKY, DIÁLOGOS EN LA LOGIA BLAVATSKY sobre la Doctrina Secreta, “Transactions of The Blavatsky Lodge of the Theosophical Society”, digitalizado por Biblioteca Upasika.


"Nenhum Teósofo, do menos instruído ao mais culto, deve pretender a infalibilidade no que possa dizer ou escrever sobre questões ocultas" (Helena P. Blavatsky, DS, I, pg. 208). A esse propósito, o Conselho Mundial da Sociedade Teosófica é incisivo: "Nenhum escritor ou instrutor, a partir de H.P. Blavatsky tem qualquer autoridade para impor seus ensinamentos ou suas opiniões sobre os associados. Cada membro tem igual direito de seguir qualquer escola de pensamento, mas não tem o direito de forçar qualquer outro membro a tal escolha" (Trecho da Resolução aprovada pelo Conselho Geral da Sociedade Teosófica em 23.12.1924 e modificada em 25.12.1996.

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