quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Iniciação

"Algumas pessoas estão sempre à espera da câmara de iniciação e dos seus testes, ansiando pelo momento de adentrá-la.  A verdade, no entanto, é que o homem sábio faz do mundo a sua própria câmara de iniciação, e, da sua vida o portal dos mistérios.  Quando um homem consegue realmente comandar a si mesmo com perfeição, ele consegue comandar todos os demais. Ele tem a força, e o modo exato de usá-la é apenas uma questão de detalhe. Devemos fazer uso de todas as oportunidades que ocorrem, e se nenhuma ocorrer, devemos tentar criar alguma por nós mesmos.

Aquele que quer realizar verdadeiro progresso deve olhar para tudo o que lhe acontece na vida como uma prova iniciática, e desse modo tornar-se, por assim dizer, o seu próprio iniciador."  K.

Trecho selecionado e traduzido pelo irmão Roberto C. de Paula para estudo em Loja realizado em 6 de novembro de 2012.  Para ler na íntegra o texto original em inglês, intitulado "Initiation", acesse http://www.theosophical.ca/resources_online_siftings_vol4.shtml

"Nenhum Teósofo, do menos instruído ao mais culto, deve pretender a infalibilidade no que possa dizer ou escrever sobre questões ocultas" (Helena P. Blavatsky, DS, I, pg. 208). A esse propósito, o Conselho Mundial da Sociedade Teosófica é incisivo: "Nenhum escritor ou instrutor, a partir de H.P. Blavatsky tem qualquer autoridade para impor seus ensinamentos ou suas opiniões sobre os associados. Cada membro tem igual direito de seguir qualquer escola de pensamento, mas não tem o direito de forçar qualquer outro membro a tal escolha" (Trecho da Resolução aprovada pelo Conselho Geral da Sociedade Teosófica em 23.12.1924 e modificada em 25.12.1996.

Nenhum comentário: