quarta-feira, 28 de maio de 2014

Rimé – Budismo sem preconceito

O termo 'rimé' (ris med) é uma palavra comum no idioma tibetano, e significa 'imparcial.' Ela foi adotada por Jamgon Kongtrul no décimo nono século para identificar uma abordagem não-sectária do Budismo no Tibete - a abordagem Rimé. Literalmente, ris significa 'parte' ou 'lado', e med significa 'sem'; assim Rimé quer dizer 'imparcial' ou 'sem preconceito.' Rimé às vezes foi traduzido como “eclético”, mas isso poderia sugerir jogar coisas diferentes juntas e misturá-las, o que não é o correto. Em vez disso, a aproximação Rimé é reconhecer o valor de tradições diferentes e se beneficiar delas, diferentemente de combinar ou misturar essas tradições de um modo sincrético.
O não sectarismo tem uma longa história no Budismo tibetano, e também tem sido amplamente apreciado no Budismo em geral. O sectarismo também tem uma longa história no Budismo, e no contexto tibetano foi freqüentemente alimentado por rivalidades entre as escolas de Budismo, e teve suas raizes em questões essencialmente alheias, tais como poder político e patronato. Neste livro o autor (Peter Oldmeadow) tenta situar uma expressão particularmente focalizada do não-sectarismo tibetano (que é conhecido agora geralmente como 'o movimento Rimé') dentro do contexto mais amplo do relacionamento entre as escolas budistas tibetanas. Ele também apresenta esses desenvolvimentos em termos da história tanto do sectarismo como do não sectarismo no Tibete. Isto talvez proporcione uma lente através da qual nós possamos ver melhor o Budismo tibetano e a história do Tibete, e talvez também proporcione uma perspectiva útil na configuração atual do Budismo tibetano.
Para as figuras principais discutidas neste livro, não sectarismo é um princípio budista não apenas no sentido mais passivo do valor da tolerância e aceitação de diferenças, mas também num sentido mais ativo em relação ao discernimento da verdade ou verdades encontradas nos ensinamentos budistas. Para essas figuras do Rimé, o não sectarismo flui da convicção de que contradições e incompatibilidades entre apresentações diferentes dos ensinos do Buda, e diferentes abordagens para práticas são apenas aparentes, e que essas dificuldades se dissolvem quando a perspectiva correta é adotada. Na abordagem Rimé, diferentes perspectivas e estilos de prática, e mesmo estilos de vida diferentes, são compreendidos como adaptações hábeis para satisfazer às necessidades de mentalidades diferentes e indivíduos em fases diferentes de desenvolvimento espiritual. Porém, isto não deve ser entendido como algum tipo de relativismo. De acordo com os principais defensores da abordagem Rimé, é somente da perspectiva mais elevada, a perspectiva da budeidade, que a verdadeira intenção ou verdadeira significação de todos os ensinamentos do Buda podem ser percebidos.
O movimento Rimé do décimo nono século reafirmou os diferentes caminhos e linhagens presentes no Tibete como modos válidos e efetivos para a iluminação. Com seu centro em Kham no Tibete oriental, teve um papel importante reavivando tradições marginalizadas e resgatando algumas que estavam a ponto de extinção. As figuras centrais no movimento se opuseram a solidificação de linhagens de ensino e escolas, assim como às rivalidades políticas entre elas, e encorajaram o estudo e práticas de todas as linhagens de um modo imparcial. Encorajando uma aproximação inclusiva do pensamento budista, reunindo e promovendo uma ampla variedade de práticas, e revigorando e assegurando a saúde de importantes linhagens budistas, o movimento Rimé desempenhou um papel importante na formação do Budismo tibetano dos dias de hoje. Abordando o Budismo sem preconceito, o movimento Rimé de décimo nono século contribuiu profundamente para a sobrevivência do Budismo tibetano através das circunstâncias difíceis que enfrentou nos últimos sessenta anos, quando sua própria existência estava em jogo.
Alguns escritores têm estado relutantes em usar a expressão “Movimento Rimé”', argumentando que o que aconteceu em Kham no décimo nono século não deve ser artificialmente separado de um renascimento cultural mais amplo que aconteceu no Tibete oriental durante os séculos décimo oitavo e décimo nono. O autor está atento ao perigo de reificação e ao longo deste trabalho enquadrou o movimento no contexto mais amplo do Tibete e nas circunstâncias particulares do Tibete oriental. O movimento Rimé não tem nenhuma “essência” e deve ser entendido em termos das causas e condições que o constituem. O rótulo “movimento Rimé” é um modo conveniente de identificar um conjunto de atitudes, pessoas e eventos que mudaram a prática e tiveram uma influência duradoura. Essas pessoas influenciaram umas as outras, compartilhara ideais e idéias comuns, escreveram juntas e explicitamente se lançaram a preservar e a promover a prática inclusiva do Budismo. Eles reconheciam naquela época que o que eles estavam fazendo tinha antecedentes, e que era de importância vital para o presente e para o futuro. Eles talvez não tenham pensado em si mesmos como um “movimento”, mas isso não significa que esse não seja um rótulo útil para usarmos, uma vez que um "movimento" geralmente só é reconhecido como tal retroativamente, quando seu pleno significado for apreendido.
Três figuras estavam no coração do movimento: Jamyang Khyentse Wangpo, 1820-1892, Jamgon Kongtrul Lodro Thaye, 1813-1899 e Chokgyur Dechen Lingpa, 1829-1870. Jamyang Khyentse Wangpo foi de muitas formas a inspiração para o movimento. Ele veio de uma base de tradição Sakya e Nyingma, mas de fato era portador de todas as Linhagens principais. O movimento Rimé às vezes refere-se a oito tradições de prática principais; Jamyang Khyentse era portador de todas elas e podia ensinar qualquer das tradições do Tibete, cada uma em seus próprios estilos e modos distintos. Jamyang Khyentse permaneceu um tipo de autoridade última no movimento; sempre que surgia qualquer dúvida ou questão, ele era o árbitro final. Foi Jamyang Khyentse que inspirou Jamgon Kongtrul para deixar ir seu próprio resíduo pessoal de parcialidade com relação a uma tradição particular.
A experiência de fundo de Jamgon Kongtrul era principalmente na Tradição Karma Kagyu. Ele havia nascido em um fundo Bonpo e é através dele que a tradição não-budista Bon entrou mais diretamente no quadro do movimento Rimé. Ele também teve fortes conexões com a tradição Nyingma. Jamgon Kongtrul era o escritor mais prolífico e erudito deste grupo de três, e foi o primeiro a usar a termo Rimé sistematicamente para a abordagem não-sectária do Budismo. Ele escreveu em grande parte a pedido de Jamyang Khyentse, enchendo grandes volumes que cobriam todos os aspectos da teoria e da prática. Ele compilou uma coleção inclusiva de tesouros de ensinamentos, a tradição terma (gter ma), pela primeira vez. Ele era também um sábio, um meditator e um mestre, mas se fossemos identificar o papel dele neste grupo particular, ele é certamente o principal erudito e escritor dos três.
A terceira figura, Chokgyur Lingpa, era quintessencialmente um visionário. Ele era um terton (gter ston), um descobridor de tesouros escondidos (gter ma) que são ensinamentos que se entende terem sido anteriormente escondidos, ou fisicamente ou no fluxo mental de grandes instrutores. Semi-alfabetizado, com muito pouca educação, ele descobriu sua vocação, por assim dizer, através de Jamgon Kongtrul e Jamyang Khyentse. Havia algumas dúvidas sobre sua posição de visionário e terton, e foi apenas depois dele encontrar Jamgon Kongtrul, que o enviou com uma carta de apresentação para o Grande Lama, Jamyang Khyentse, que ele foi plenamente reconhecido como um terton e sua carreira pública como um visionário, poderíamos dizer, começou.
Deste ponto em diante, Jamyang Khyentse, Jamgon Kongtrul e Chokgyur Lingpa trabalharam muito próximos. Na realidade eles eram instrutores um ao outro, cada um vendo aos outros dois como seu guru, operando num tipo de relação mútua de guru/discípulo. Eles descobriram juntos até mesmo termas onde todos os três estavam envolvidos na revelação de um ensinamento particular. Elas são as três figuras principais do movimento Rimé, o real coração do movimento.
Há também outros a serem considerardos, incluindo Patrul Rinpoche, em 1871-1927, Mipham Rinpoche, 1846-1912 e Khenpo Shenga, 1871-1927. Patrul Rinpoche era muito próximo do grupo principal, e é talvez mais conhecido de nós por ser o autor de Palavras de Meu Professor Perfeito, a famosa introdução para o ngondro (sngon' gro), as práticas preliminares do Longchen Nyingthig (Essência do Coração da Grande Expansão) da tradição Dzogchen. Patrul Rinpoche era um professor muito popular - ele levou os ensinamentos às pessoas comuns do Tibete oriental, popularizando particularmente o Bodhicaryavathara de Shantideva (Guia do Estilo de Vida do Bodhisatva) e promulgando prática e preces do Bodhisattva da Compaixão, Avalokitesvara (spyan corre gzigs pronunciado 'Chenrezig'), através do mantra de seis sílaba om mani padme hum.
Mipham Rinpoche poderia ser descrito como o filósofo principal do movimento Rimé. Mipham desenvolveu uma defesa lógica e epistemológica das abordagens orientadas para a prática, com atenção especial para a filosofia Dzogchen. Ele desenvolveu uma apresentação acadêmica do discurso filosófico budista, uma orientação que tinha estado ausente até então.
Khenpo Shenga foi outro filósofo associado com o movimento. Sua abordagem era apresentar o Budismo retornando para os principais textos originais indianos e fornecendo glosas e comentários sobre eles, evitando as disputas que tinham dividido as escolas budistas no Tibete por centenas de anos.
Provavelmente é justo dizer que Budismo tibetano moderno, particularmente fora da escola  Gelug, é em grande parte um produto do movimento Rimé. O legado do movimento Rimé foi conduzido pelas várias reencarnações de Khyentse. Talvez o mais conhecido nosso seja Dilgo Khyentse Rinpoche, 1910-1991, que levou o coração do movimento Rimé na segunda metade do século 20. Antes de Dilgo Khyentse veio Jamyang Khyentse Chokyi Lodro, 1893 -1959, e foi provavelmente ele acima de todos que personificou o Rimé no Tibete nesta fase iniccial. A morte de Khyentse Chokyi Lodro no Sikkim em 1959 ocorreu num momento trágico de ampla destruição do Budismo Tibetano, e a fuga de dezenas de milhares de pessoas daquele país. Quase sem emenda, Dilgo Khyentse levou o manto do Rimé, mantendo unido muito do Budismo tibetano na diáspora para Índia, Nepal e Butão, e depois no ocidente. Desde a ocasião da diáspora, o 14° Dalai Lama tem sido central na manutenção da unidade do povo tibetano. O Dalai Lama ensina conscientemente e deliberadamente da maneira não sectária Rimé, baseando-se nas diferentes tradições tibetanas.
No caso de Khyentse e Kongtrul houve tulkus múltiplos (reencarnações ou emanações) (sprul sku), não um único tulku. Há vário Kongtruls incluindo Jamgon Kongtrul, Shechen Kongtrul e Dzigar Kongtrul, mas todos são entendidos como continuadores da atividade da linhagem de Kongtrul. Kalu Rimpoche, 1905 -1989, é outra figura importante. Embora Kalu Rinpoche não tenha o título de Kongtrul, ele foi reconhecido e entendido ser uma emanação de atividade de Jamgon Kongtrul Rinpoche. Kalu Rinpoche fez um papel muito importante na preservação da tradição budista tibetana e sua introdução no ocidente. Por exemplo, foi Kalu Rinpoche o primeiro a conduzir um retiro de três anos para ocidentais. As linhagens de Chokgyur Lingpa também continuaram através de uma linha de tulkus e de seus descendentes, mais notavelmente em tempos recentes através de seu bisneto, Tulku Urgyen, 1920 -1996, que estabeleceu vários monastérios e centros de retiro no Nepal, inclusive o monastério de Ka-Nying que foi inaugurado em 1976 em Kathmandu.
A maioria dos lamas tibetanos que vemos no ocidente foram influenciados pelo movimento Rimé. O Décimo sexto Karmapa requer menção especial, pois ele estava intimamente ligado de várias formas ao movimento, como seu antecessor, o Décimo Quinto Karmapa no Tibete. Outra figura menos famosa é Dezhung Rinpoche, 1906-1987, um lama Sakya e um professor Rimé por excelência. Dezhung Rinpoche foi para os Estados Unidos em 1960 e lá ensinou em universidades. Foi através dele que o movimento Rimé ficou conhecido e foi estudado academicamente.
O que segue é uma exploração do movimento Rimé. Primeiramente estabeleceremos o contexto através do exame das diferentes escolas de Budismo tibetano e a relação entre elas. Depois olharemos para alguns dos precursores do movimento Rimé e algumas das figuras que o inspiraram. A seção principal é uma exploração do próprio movimento e das pessoas envolvidas. Finalmente, vamos examinar como o movimento deu forma ao budismo tibetano contemporâneo e olhar para a sua influência duradoura hoje.
Texto selecionado para estudo em Loja realizado em 27 de maio de 2014.

"Nenhum Teósofo, do menos instruído ao mais culto, deve pretender a infalibilidade no que possa dizer ou escrever sobre questões ocultas" (Helena P. Blavatsky, DS, I, pg. 208). A esse propósito, o Conselho Mundial da Sociedade Teosófica é incisivo: "Nenhum escritor ou instrutor, a partir de H.P. Blavatsky tem qualquer autoridade para impor seus ensinamentos ou suas opiniões sobre os associados. Cada membro tem igual direito de seguir qualquer escola de pensamento, mas não tem o direito de forçar qualquer outro membro a tal escolha" (Trecho da Resolução aprovada pelo Conselho Geral da Sociedade Teosófica em 23.12.1924 e modificada em 25.12.1996.

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