quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O que é o Dia de Adyar?

O Dia de Adyar é uma data celebrada pelos teosofistas ligados à Sede Internacional da S.T., que leva o mesmo nome, Adyar, homenageando Giordano Bruno, Henry S. Olcott, Charles W. Leadbeater e Jiddu Krishnamurti, todos expoentes da LIBERDADE DE PENSAMENTO e divulgadores da Sabedoria Divina em diferentes épocas e com diferentes linguagens.

As datas de nascimento ou morte desses personagens se ligam num único fio invisível, o dia 17 de fevereiro. Essa data foi oficialmente reconhecida na efeméride teosófica, acrescentando ainda que nessa mesma data C. Jinarajadasa foi empossado como 4º Presidente da ST Mundial e o primeiro Conselho Geral adotou os três objetivos oficiais, que hoje são amplamente divulgados.

Adyar também é conhecida como um Centro de Força Espiritual, o Coração da ST, sempre ameaçado por correntes antagônicas que se opõem ao trabalho de evolução espiritual da humanidade. Alguns teósofos como Annie Besant, Olcott, Leadbeater, Jinarajadasa, Arundale e até Krishnamurti comentaram sobre a energia espiritual e oculta de Adyar. A comemoração é até hoje realizada num clima de respeito e gratidão aos nossos colaboradores homenageados, servindo como exemplo de coragem, compaixão e sabedoria às futuras gerações de buscadores da Verdade.


"Nenhum Teósofo, do menos instruído ao mais culto, deve pretender a infalibilidade no que possa dizer ou escrever sobre questões ocultas" (Helena P. Blavatsky, DS, I, pg. 208). A esse propósito, o Conselho Mundial da Sociedade Teosófica é incisivo: "Nenhum escritor ou instrutor, a partir de H.P. Blavatsky tem qualquer autoridade para impor seus ensinamentos ou suas opiniões sobre os associados. Cada membro tem igual direito de seguir qualquer escola de pensamento, mas não tem o direito de forçar qualquer outro membro a tal escolha" (Trecho da Resolução aprovada pelo Conselho Geral da Sociedade Teosófica em 23.12.1924 e modificada em 25.12.1996.

Nenhum comentário: