segunda-feira, 15 de junho de 2015

Uma breve descrição das filosofias hindus

Existem seis filosofias que representam as divisões da filosofia hindu ortodoxa (aquelas que aceitam a autoridade dos Vedas).

1. Nyāya significa literalmente "aquilo para o que algo vai para", ou um "padrão" "regra". Seu criador tradicional é Gautama no século 3 a.e.c.. Foi assim chamado porque o sistema " vai para " todas as disciplinas físicas e metafísicas de modo muito lógico.
2.
Vaisheshika foi um desenvolvimento posterior do Nyāya pelo teólogo Kanada e foi nomeado pelas nove "essencialmente diferentes substâncias" que se acredita constituir matéria.
3.
Sámkhya foi fundado por Kapila. A palavra significa literalmente "relativo ao número" e refere-se à "contagem ou enumeração" dos 25 tattvas ou "princípios verdadeiros". É um sistema dualista interessado na libertação do espírito (Purusha) dos laços da criação (prakrriti).
4.
Yoga refere-se ao sistema de Patanjali, que visa unir o espírito individual com Ishvara, a forma manifesta do Absoluto. Ele está intimamente relacionado com Sámkhya e suas práticas têm alguma relação com o budismo.
mimamsa significa  "profundo pensamento, reflexão ou consideração" e "análise do texto védico."
5.
Purva Mimamsa preocupa-se sobretudo com as partes mais antigas dos Vedas, ou seja, aquelas seções que falam sobre os rituais e comportamento - karma Kanda (Kanda significa apenas "parte ou seção de um livro"). Ela está associada com o filósofo Jaimini, supostamente um aluno de Vyasa (considerado como o compilador original do Vedas). Purva significa "antes, anterior, em primeiro lugar."
6.
Uttara mimamsa se ocupa principalmente com as últimase mais filosóficas partes dos Vedas, jnana Kanda, ou seja, os Upanishads, e é comumente conhecida como Vedanta. Seu fundador foi Badarayana, que foi o autor do Vedanta Sutra. Há três escolas principais: dvaita, a filosofia dualista associado ao filósofo Madhva; advaita, não-dualismo associado com Shankara; Vishishtadvaita, não-dualismo qualificado, associado com Ramanuja. (Uttara significa "posterior, na sequência, após" e também "superior, principal, excelente."

Nenhum comentário: